Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Ateísmo não é uma crença!


     É muito comum ouvir as pessoas dizendo que ateísmo é uma crença, porém ateísmo não é uma crença, mesmo que muitos ateus desejam e transforme o ateísmo em uma posição militante.

    O Teísmo é a crença em algum projetista, não importa que tipo de projetista. E o ateísmo? O ateísmo surgiu pois mutias pessoas não seguiam qualquer crença em qualquer forma de projetista. Se o teísmo é a crença, ateísmo seria a descrença no teísmo, ou seja, não seguir ou acreditar em qualquer forma de projetista.

    Muitas pessoas não conseguem compreender o que foi dito acima, eles continuam a aceitar que o ateísmo é uma crença ou uma forma de crença.

    Pense no ateísmo da seguinte forma, mesmo que você seja um teísta, você não acredita em qualquer forma de divindades, projetista e deuses diferentes. Aí  te questiono: por você não crer nos outros deuses, você possuí uma crença naquilo que não acredita?

    De fato, não. O mesmo é válido para os ateus. Não acreditamos em nenhum deus, portanto não temos qualquer crença.

    Lembre-se o Ateísmo é o oposto do teísmo, qualquer outra afirmação está fora dessa lógica, logo não são válidas.

   Se no teísmo as pessoas acreditam em alguma divindade, no ateísmo as pessoas não acreditam em nenhuma divindade. Se no teísmo as pessoas possuem crenças em divindades, no ateísmo existe a descrença em qualquer divindade.

   Por favor, pare de dizer que nós ateus acreditamos no nada. Isso não faz qualquer sentido, pois isso seria o mesmo que afirmar que você crê na descrença de outros deuses. Como sei que não tem crença no ateísmo, posso afirmar que sua descrença em relação ao 'nada' também é uma crença, portanto se diz que o ateu possuí Fé, vai pensando duas vezes para não cometer mais erros. Alguém que não crê em algo, não pode ter fé. Porém muitas pessoas confundem a ideia de 'nada' com ateísmo.

    A lógica dessas pessoas é algo interessante, fazem uma ligação entre o ateísmo e o nada e por isso esses argumentos 'brilhantes' para não dizer horríveis, geralmente provêm de pessoas que não compreendem que o ateísmo não tem a ver com crer no 'nada'. Não existe casas ou igrejas de Ateus ao redor do mundo adorando o nada. Qual o sentido de adorar ou crer no nada? Não faz qualquer sentido. Porém muitas pessoas não compreendem que ser Ateu em nada tem a ver com 'crer' no nada, é somente uma posição de 'não acreditar naquilo que o ateísmo diz'.

    O ateísmo é o oposto do teísmo, é a descrença em qualquer forma de Deus. Qualquer coisa além disso não se remete a definição do ateísmo. Não importa se alguém se diz Ateu e é militante, pois são estes que são considerados que 'possuem fé', até mesmo apelidados de 'ateus todinhos', porém qualquer argumento teísta fazendo este tipo de comparação cai por terra contra ateus conscientes e que compreendem aquilo que o teísta quer dizer. O mundo de um ateu consciente é muito diferente de um ateu militante.


"Eu não acredito em deuses" não é equivalente a:

"Eu acredito que deuses não existem.", qual é a crença?
 O ateu nega a crença do outro no divino. Sem a crença de outro, ou no mínimo a hipótese, não pode haver "não-crença". Descrença não pode haver sem possível crença assim como incolor não pode existir sem a possibilidade de ver cores.

   Teístas que utilizam este argumento falho em relação aos ateus,deveriam parar com isso. Ok? Abraço!






  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Ateísmo não é uma crença! Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli