Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O problema da Crença Fácil de Entender



Já ouviu falar?

É muito muito comum os teísta no geral colocaram-se em uma posição de defesa em frente a essas questões. Aqui não é diferente.

O problema da crença se resumo em três pontos importantes e quem sabe até conhecidos por muita gente:

1. Deuses Vs Estatísticas.

A chance de qualquer Deus existir é menor que 0,001%, podemos dizer que temos a certeza de que não existe 99,99% dos deuses.

Este argumento tem base no Argumento da causa primária e no Argumento do Primeiro motor. Sem contar que é impossível para qualquer teísta provar que o deus dele existe e que o deus alheio não existe. Deve ser por isso que dizem que Deus é um só. Doce engano.

2. As Crianças e suas crenças em Ilusões

A crença tem o mesmo valor não importando aquilo que se é acreditado. Isso quer dizer que baseado na crença, acreditar em Deus tem a mesma validade que acreditar em Papai Noel. Não estou me referindo a diferença de personificação entre deuses ou até mesmo em que Deus é diferente de um Papai Noel, estou dizendo que a crença em Deus é a mesma que do Papai noel mesmo ambos serem diferentes.

A Fé e o Argumento pessoal falham nesta questão.

3. O cérebro

Não é de hoje que a ciência estuda o cérebro. A crença nada mais é do que um de diversos processos. Enquanto para os teístas é algo real a existência de Deus, quando analisamos vemos que não passam de processos cerebrais que são tão eficazes que faz o individuo acreditar que a ideia que segue é verdadeira, porém o que sentimos é uma prova de que sentimos algo e não da existência de algo.

4. O conceito de Deus

Este argumento demonstra que para a Ideia de deus ser aceita como unicidade, deve haver uma harmonia em Ideia, Pessoal e o 'Projetista'.

Por exemplo: o Agnóstico cria uma personificação pessoal do que seria Deus e como é Deus. Neste caso, para ele a personificação de Deus será baseado em experiências próprias e o cérebro fará o resto. Para o teísta é um pouco diferente já que o mesmo não cria uma personificação, de fato ele pega uma personificação emprestada (uma ideia criada) e o cérebro faz o resto gerando a crença neste objeto. Como consequência o teísta por não compreender o porque ele está acreditando, a eficácia deste processo faz o individuo nem mesmo conseguir imaginar que existe um processo gerando o que chamam de 'Fé'.

Até agora, procuro um teísta capaz de resolver este problema, já que a resolução do mesmo implica na existência de alguma divindade.

- Gabriel Melo -

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O problema da Crença Fácil de Entender Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli