Terça 15, Abril 2025

Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Gabriel Orcioli O Argumento de último recurso Analisado

O Argumento de Último Recurso ou Argumento de Apelação é muito utilizado nos meios religiosos. Normalmente quando, todos os argumentos sobre o deus ideológico e pessoal, foram demonstrados incorretos ou possuem falhas, os teístas apelam para o Argumento de Último Recurso.

Deuses e Crenças Pessoais, em resumo não passam de Processos Naturais que todos nós temos. Todos nós temos um Sentido de Vida, uma Verdade pessoal, O que isso demonstra? Demonstra que processos cerebrais nos faz acreditar em algo, com evidências, sem evidencias. Para os teístas é muito difícil aceitar está afirmação, já que aquilo que eles sentem utilizam como prova da existência divina. O que sentimos não prova que algo existe, de fato, se o que sentimos provasse que algo existe, as crianças provam com o que sentem que Monstros Irreais existem, assim como amigos imaginários. Neuroses e ilusões, assim como deficiências no cérebro criam através daquilo que sentem a sensação de realidade. Então eles também provam que o que sentem prova a existência de alguma coisa? de forma alguma.

Deuses Ideológicos são aqueles que possuem criação humana, possuem personalidade, emoções, seguem certas doutrinas e Leis, entre diversas Regras. Deuses ideológicos não podem existir sem uma conexão pessoal, ou seja, é necessário que um processo acontece para que aquilo que seguem torne-se uma verdade pessoal, então o Deus ideológico e Pessoal está criado.

Projetista

Quando religiosos perdem a argumentação em questões pessoais e ideológicas, então apelam para o Projetista. Eles realmente acreditam que pelo fato de que não existem provas para a existência de Deus, acreditam que pelo fato de não existirem provas contra, aquilo que acreditam é real. Porém, ignoram que o Argumento Pessoal e O Argumento de Deuses Ideológicos são inválidos.

O Argumento de último Recurso explica muito bem como funciona a crença em Deuses. Cada individuo que acredita em alguma forma de divindade possuí dificuldade em separar sua crença adequadamente. A crença em Deus acontece por três canais: Pessoal, Ideológica e argumentos sobre o Projetista.

O individuo não poderia acreditar em Deus sem o contato pessoal, o que é facilmente explicado. Essa crença pessoal pode ser direcionado para Deuses existentes a partir de alguma ideologia por isso existem tantas crenças ideológicas ao redor do mundo. Agnósticos, por exemplo não acreditam em uma determinada ideia, normalmente vemos questões como Deus como 'essência', 'uma força' ou uma Deidade que não possua conexões ideológicas. O processo que gera a crença funciona da mesma forma para como para o teísta.

Por fim existem os Argumentos em relação ao projetista. Um dos argumentos famosos em relação ao Projetista é o Argumento da Causa Primária. Quando o teísta ou qualquer pessoa que acredita em alguma forma de divindade defende seu Deus, utiliza argumentos como este de forma equivocada. A razão é que este mesmo argumento pode ser utilizado para demonstrar a existência do Deus cristão como para o Deus muçulmano. Isso funciona para todos os Deuses já inventados.

Como muitos não sabem diferenciar a base da existência dos Deuses, muitos deles acreditam que Deus é uma coisa só, porém é um pacote do qual pode ser facilmente analisado. Está é a razão do argumento de último Recurso é muito utilizado pelos teístas dos qual faz muitos ateus e debatedores terem dores de cabeça sem saber como como combater adequadamente este argumento teísta falho.

CDC Gabriel Melo



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O Argumento de último recurso Analisado Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli
Copyright © 2014 . All Right Reserved
Designed by Themes24x7
Scroll to Top