Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

É correto dar os dízimos?

        Vamos analisar juntos alguns textos Cristãos sobre o assunto e verificar um por um se possuem embasamento bíblico ou não.




 001 Analisando a Imagem de Rodrigo De Campos Brasil 

O versículo é



             Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

             Onde Jesus se refere ao dízimo como uma ordem divina?

             Este Versículo, demonstra justamente um dos pontos dos quais Jesus mais pregava. O amor a deus e ao próximo. Quando Jesus diz O Juízo, A misericórdia e a Fé, ele não diz nada sobre os dízimos. Ele está dizendo se você dizima, dizime corretamente, de nada adianta dizimar e não possuir o mais importante como o juízo, a misericórdia e a fé, o que quer dizer que, se tu tiver o juízo, a Fé e a Misericórdia, tu não precisa dizimar.

             Nesta passagem Jesus não afirma a importância dos dízimos, muito pelo contrário, ele demonstra a importância da Fé, da Misericórdia e do Juízo, como os pontos mais importantes da Lei. Se JEsus de fato, respeitasse a questão do dízimo, como importante para deus e não para um determinado sistema, ele teria deixado a importância dos dízimos da seguinte forma:

'E desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia, a fé e os dízimos.'

             Levando em consideração todo o contexto, Jesus está fazendo um crítica ao fariseus, que davam os dízimos mas não se importavam com o mais importante. Nesta questão não se encontra Jesus apoiando os Dízimos, de fato, ele nem mesmo se refere ao dízimo como algo importante.

             Em minha opinião, neste texto e em diversos textos sobre os dízimos, oferecidos como defesa do mesmo, somente é possível utiliza-los como favorecendo aos dízimos fora de sua contextualização.

002 Analisando os versículos Bíblicos que tentam defender os dízimos

Os textos agora, se baseia em




             ¶ E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito.
             Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo.
             E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro;
             Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.

Marcos 12:41-44

             Esse é um dos textos aos quais muitos utilizam como defesa dos dízimos, mas olhando mais de perto, será que isso se mantêm?

             Analisando o contexto da história, Jesus estava observando as pessoas a colocarem dinheiro na arca do tesouro. Este primeiro ponto é importantíssimo, pois não diz que Jesus estava colocando ou dando dízimos, diz que ele estava Observando.

             O que isso quer dizer? Era do costume de Jesus, ir em sinagogas, templos, fazer longos passeios e assim por diante. Jesus observava atenciosamente as pessoas e a maneira como colocavam os dízimos, mas , está que é a parte interessante, Jesus demonstra neste texto que os dízimos não são tão importantes.

             Se Jesus se importasse tanto com os dízimos, ele teria desprezado a pessoa que deu apenas duas moedas e parabenizar os ricos dando muito. MAs Jesus não possuí este tipo de ideologia. Praticamente ele estava dizendo que se você doar de coração, não importa quanto dê, NADA ou Alguma coisa, terá o mesmo valor.

             Utilizando a Interpretação, podemos perceber que a palavra utilizada aqui é 'dinheiro'. Isso quer dizer que Jesus não observava as pessoas a dizimarem, e sim ofertarem.

             Jesus faz uma crítica pesada a seus discípulos mas ao mesmo tempo comete um erro grosseiro. Jesus não se importava se a mulher ficaria sem sustento ou não, de fato ele nem a ajudou com o sustento.

             Novamente não temos nada que declare que os dízimos é uma obrigação ou deva ser utilizado. Jesus observava como o sistema daquela época funcionava, o texto não se refere a nenhum momento de que Jesus participava. De fato, quando Jesus virou para seus díscipulos e lhe ofereceu seus conselhos, ele estava desprezando os mais ricos e aplaudindo os mais pobres, baseando-se em sua ideologia. Por outro lado, não vemos apoio aos dízimos nesta passagem

003 Analisando os textos cristãos sobre a defesa dos dízimos

Agora iremos analisar o texto de 



           Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Apocalipse 3:17

           Como pode ver, claramente o versículo não fala sobre os dízimos, apenas demonstra um desprezo pelos ricos e de que nada adianta ser rico, se não possuir aquilo que a ideologia cristã oferece.

           Novamente as passagens bíblicas não defendem os dízimos


004 Analisando os textos cristãos sobre a defesa dos dízimos

O texto de Agora se encontra em 



          Eis o link com o texto, é muito grande para colocar aqui:https://www.bibliaonline.com.br/acf/1tm/6

          Analisando:

          Esse texto é ainda mais fácil. Não existe qualquer menção aos dízimos, de fato, podemos observar que naquele tempo, o escritor de Timóteo demonstra uma forma de desprezo em relação aos ricos daquela época, ao invés da importância dos dízimos.

          Esse texto nem mesmo deveria ser utilizado para a defesa dos dízimos.

'Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará' / 'Meu povo perece por falta de conhecimento'

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: É correto dar os dízimos? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli