Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 7 de outubro de 2014

CS Lewis Erro #1 - Porque não sou ateu



      Não é de hoje que milhares de pessoas tentam defender suas crenças. Isso é comum e normal.

      Entrando no argumento de CS Lewis utilizando a mesma lógica, eu questiono: como todos os que acreditam em alguma forma de deus, respondem o mesmo em relação a sua crença?

      Isso me leva a questionar a seriedade de CS Lewis em relação a tal argumento do qual é conhecido como 'Sentimento da certeza'.

       Para aqueles que ainda não conhecem , o Sentimento de certeza é algo estudado e com grande foco tanto em Psicologia como em Neurociência. Todos nós possuímos este sentimento. Este sentimento se encontra por trás de qualquer crença pessoal, ideologias, filosofias de vida. Este sentimento lhe oferece a certeza de que aquilo em que acredita é verdadeiro, sem necessitar de evidencias para comprovar.

      Este tipo de sentimento pode ser encontrado em todas as convicções que se encontram como uma verdade absoluta pessoal. Então a conclusão lógica a se chegar é que, qualquer pessoa que possua uma crença pessoal, também possuí este sentimento ao qual dará certeza em relação aquilo que ele acredita.

      Isso implica que Ateus, Agnósticos, Teístas, Deístas, Politeístas, todos eles possuem este mesmo sentimento. Este sentimento no meio religioso é conhecido como Fé, está palavra surgiu da ignorância e não conhecimento e da sabedoria.

      Como todas as pessoas possuem este sentimento, é aqui que questiono CS Lewis, se todas as pessoas possuem o mesmo processo, como ele pode afirmar que isto também não pode ser um 'truque' (processo natural em nossos cérebros) dando a impressão (iludindo o consciente) de que aquilo que acreditamos e chamamos de pensamentos, não passa de um produto através de um processo natural?

      Para complicar está questão, o mesmo raciocínio é válido para qualquer animal que possua um cérebro. Como um animal pensa e age? Porque eles não seguem a deus se possuem os mesmo processos cerebrais em relação a este sentimento de certeza (como um cachorro que acredita que seu dono é seu dono)?


      Este é o típico argumento teísta, do qual é comum ouvirmos, e aqui vai algo que poucos deles levam em consideração. Nesses processos biológicos em nosso cérebro, algo muito intrigante acontece com as convicções. Uma vez que o individuo está convicto de algo, a convicção gerará um outro sentimento que está ligado com o sentimento de certeza, que é a sensação de necessidade. Assim como sentimos a necessidade de comer, a convicção gera uma necessidade emocional. Se o individuo não puder, de qualquer forma, seguir aquilo que ele ama e gosta, isso gerará o Vazio Emocional, do qual afetará o individuo de forma negativa.

     Através deste vazio, o individuo se sentirá só, sem esperança, sem sentido da vida, sem prazer de viver, e assim por diante, pois é este o trabalho do Vazio Emocional. Está necessidade, obriga o individuo a seguir 3 caminhos:

        1. Satisfazer sua necessidade voltando a fazer o que fazia antes: Já ouvi muitos que se tornarem ateus, voltarem para as religiões pelo fato de não se sentirem bem como a religião o faz. Da mesma forma também podemos observar que alguns que saem da religião, normalmente não perdem totalmente sua fé, neste caso, ele buscam outra denominação para manter sua necessidade. Alguns até escolhiam o agnosticismo.

        2. Se Matar : Neste ponto o individuo se encontro nos níveis de depressão ao qual pode cometer suicídio.

       3. Seguir o caminho oposto aquilo que seguia anteriormente.

       A razão do individuo tomar como decisão qualquer uma das três opções acima, é mediante a Necessidade de se livrar do Vazio Emocional. Isso quer dizer que, as pessoas de forma natural, vai seguir um dos 3 passos acima, e olha que interessante. Não importa o caminho que ele siga, o Equilíbrio Emocional voltará. Então se ele se tornar Agnóstico, Ateu ou ir para outra denominação, o Vazio emocional sumirá, e o individuo voltará a se sentir bem novamente. Isso fará o individuo acreditar e defender que sua nova posição, ideologia é verdadeira. Intrigante não é? Isso porque o Vazio Emocional obriga o individuo a mudar, assim como qualquer pessoa que necessita mudar o caminho em sua vida.

      Aqui eu chego ao final deste ponto de vista.

       Se todas as pessoas possuem os mesmos processos biológicos, portanto não existe qualquer possibilidade do pensamento de CS Lewis sobre Deus na imagem acima, estar correto, já que nosso cérebro irá agir de uma forma a iludir o consciente, dando assim a impressão de que estamos no controle como se nós estivéssemos tomando decisões. Bem os que buscam conhecimento sabem que somente estamos consciente de 10% de tudo o que acontece em nosso cérebro. E está questão encerra tudo. CS Lewis estava errado.

Atenciosamente Gabriel Melo.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: CS Lewis Erro #1 - Porque não sou ateu Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli