.jpg)
Nos apaixonamos por alguém, depois de partilharmos uma experiência emocional ou perigosa Gastamos mais dinheiro num leilão, depois de contemplarmos aleatoriamente números altos.
Os cientistas descobriram que quanto mais solitária era a pessoa, maior era a frequência com que tamanha um banho quente, gostava da água quente e por mais tempo ficava sob ela. Isso nos indica que pessoas solitárias substituem o calor social, que lhe falta e as torna solitárias, pelo calor físico. De certo não é somente em banhos, mas pode ser como fogueiras, lareiras, pode ser outras coisas como bebida quente.
Por exemplo, tendemos a nos sentirmos mais a vontade com pessoas que acabamos de conhecer se tomarmos uma bebida quente e nos sentimos mais reservados ao tomarmos uma bebida gelada com quem acabamos de conhecer.
John Bargh é o perito mundial incontestável em Priming. E contudo, não é imnue ao seu efeito. Num mundo complexo, por norma, faz sentido que o que nos rodeia e o nosso passado imediato, influenciem o que fazemos. Mas Bargh obteve resultados surpreendentes.
Depois de um teste linguístico com palavras como ‘rugas’, ‘cinzento’ ou ‘aparelho auditivo’ (em inglês é claro) até jovens alunos de Yale caminharam mais lentamente até ao elevador. As pessoas sentaram-se em cadeiras mais ou duras e negociaram. AS pessoas que estavam sentadas nas cadeiras duas adotou uma linha mais dura, não cedeu tanto na negociação. Enquanto as pessoas em cadeiras macias adotaram linhas mais suaves e fizeram mais cedências.
A luz do pensamento consciente é apenas um túnel estreito, entre as infinitas vagas de nossa mente e o nosso raciocínio tem pouca influência naquilo que somos ou fazemos.
0 comentários:
Postar um comentário