Amor e Narcisismo
Na comédia Satírica de Ira Levin,
esposas Robôs, uma jovem mãe chamada Joana descobre que as suas amigas da
cidadezinha foram substituídas por robôs sofisticados que foram fabricadas ao
longo do tempo pelos homens da cidade.
Como ela descobriu?
As mulheres pareciam
demasiadamente unidimensionais, muito perfeitas, muito satisfeitas em ser exatamente
o que seus maridos desejavam que elas fossem. Joana visita a biblioteca e lê
antigos jornais e se dá conta que as mulheres dóceis a sua volta um dia foram
inteligentes e complicadas, com interesses próprios. Agora elas servem como
lindos e animados acessórios para seus maridos.
O Livro de Levin é para ser uma
crítica aos homens narcisistas e sexistas que faz com que muitos homens tratem
as mulheres simplesmente como meios aos seus próprios fins. Mas a realidade
todos nós temos um pouco desses maridos controladores em nós. Nós queremos que
nossos amados e cônjuges que eles tenham acesso intuitivo aos nossos desejos.
Saber o que necessitamos antes mesmo de nós pedirmos.
Terapeutas de casais chamam isso
de ‘Paradoxo da Espontaneidade’. Em terapia os casais frequentemente descobrem
que o desejo de ‘seja espontâneo’ os trava em uma situação que ninguém pode
ganhar.
- ‘Eu quero que você saiba como eu
me sinto, mas eu não quero falar isso pra você’.
Ou mais especificamente:
- ‘eu quero que você me traga rodas
no meu aniversário de casamento, mas você devia ter percebido isso a muito
tempo, agora que te contei, se você as trouxer na próxima vez, eu vou ficar
brava.’
Existem similaridades entre o que
você deseja do seu cônjuge e do que nós desejamos de Deus. Em particular, nós
queremos uma fusão psíquica que é atingida mecanicamente no livro de
Levin. Quando a esposa substituída
simplesmente se torna uma extensão dos desejos e sonhos do marido.
Você já esteve em um ritual de um
casamento onde uma vela acessa é dada a noiva e também é dada ao noivo, para
que eles simultaneamente possam acender uma terceira vela, para que depois eles
possam apagar suas chamas individuais?
De uma maneira similar, cristãos
cantam ‘nós somos um em espirito, somos um só no Senhor’.
Evocam uma fusão de mente e
propósito na comunhão espiritual. A busca do místico é ser unido com Deus, ser
consumido por sua presença. A busca do líder servidor é ser as mãos e pés de
Deus. Mas porque somos humanos aquelas velas individuais nunca se apagam. O que
as pessoas querem, inevitavelmente é que Deus se torne um canal pelo qual eles
possam atingir o seu desejo no mundo.
Essa é a razão da prece
intercessora. O que é que está bem no coração dos desejos humanos¿ Ser amado! E
não é interessante que de acordo com ensinamentos cristãos, que amor para você
e para mim é o núcleo emocional para crer em Jesus¿ Aquele que vive nos
corações humanos e ouve as preces das criancinhas.
Nós vivemos num mundo de
imperfeição e ele nos ama incondicionalmente. Então ele intervém por nós,
quando é chegada a hora de fazer uma prova de matemática ou achar uma vaga para
estacionar. Ele nos perdoa por tudo, menos votar nos democratas.
Estou sendo irônica sobre o quão
mesquinhas as nossas fusões entre mente e Deus podem ser. O quão mesquinha eu
era, quando eu era uma crente. Mas na realidade o sentimento de ser amado e
perdoado e consequentemente merecedor é tanto poderoso como lhe dá muita
confiança. nos permite amar e perdoar a nós mesmos, pedir e assim receber.
Esse beneficio floresce nos
crentes, mesmo que o Jesus que eles amam não seja real.
Aproximadamente 65% das crianças
em fase pré-escolar, em especial os primogênitos ou filhos únicos, preenchem
suas necessidades sociais criando amigos imaginários. Um dos aspectos mais
interessantes do amigo imaginário, é que ele ou ela aparece quando o seu
criador deseja.
Perfeitamente disponível quando necessário. Perfeitamente
ausente quando não é. Prontamente disponível para qualquer brincadeira,
conversas ou até brigas que a criança preferir.
Pesquisadores sugerem que esses
amigos imaginários tem benefícios no mundo real. Por exemplo, elas ajudam as
crianças a aprimorar suas habilidades verbais ou explorar sentimentos difíceis.
Ele oferecem conforto e companheirismo.
Eu poderia perguntar o que um
Jesus amoroso pode oferecer de novo, não importando se ele é real ou não. Tem
um papel semelhante para adultos. Mas antes de que eu possa endereçar isso, uma
pergunta preliminar tem que ser respondida. Porque eu não tenho certeza de que ‘Jesus
me ama’ significa.
No nível dos sentimentos, amor
significa ter um sentimento de ternura e afeição por outro pessoa. Ganhando
prazer por sua proximidade ou mesmo pela mera existência. Num nível hormonal
significa ser inundado por ocitocina. Num nível funcional, ele une pais e
filhos ou cônjuges e amigos uns aos outros, assim o intercâmbio social não tem
que ser baseado em cálculo racional. Que nem perto é tão atraente.
Mas Deus me ama, o que significa?
O meu dicionário Encarta diz,
dentro da crença cristã, que o amor de Deus é a ‘misericórdia, graça e caridade
mostrada por Deus a humanidade’. Isso me
parece próximo.
Mas a Bíblia diz em muitos lugares
que deus é misericordioso, generoso e cheio de graça e também diz que ele é
amoroso e eu acho que os autores queriam dizer exatamente isso. Tanto porque
nós humanos, não conseguimos conceber um Deus pessoal sem emoções, portanto é
necessário emoções para conseguimos conceber um Deus pessoal.
Como nos relacionamos com um deus
spock¿ Como ele responderia as nossas emoções¿
Imagine entregar os seus
sentimentos mais profundos para um supercomputador onipotente, onisciente e
unibevolente no céu, que não te ama.
Pessoas sem emoções são material
usado em comédias ou tragédias. Para enfatizar, faz sentido que esperemos que
Jesus tenha emoções. O que dizemos é que essa emoção que O define é o Seu
grande amor por nós, que nós devemos imagina-lo oferecendo amor incondicional
que nós não conseguimos de nossos pais. Talvez isso nos fizesse um pouco
envergonhados. Isso poderia ser verdade, mas soa como sendo indistinguível de
pensamentos de desejo.
O Jesus dos evangelhos é
emocionalmente complexo. Ele não é complicado como o Deus dos hebreus, mas ele
fica bravo às vezes e Ele chora. Suas emoções tem uma certa proporcionalidade,
que proporciona um contraste contra as variações de humor de Yahweh. Mas o
Jesus dos modernos cristãos, em especial dos cristãos liberais, tem um pouco
daquela mesma bi dimensionalidade que causa suspeitas em Joana no Filme
mencionado acima. Talvez nós devemos suspeitar também.
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