Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A Hierarquia Moral



Para aqueles que ainda não possuem um bom conhecimento sobre o porque a moralidade não provém de deus, irei deixar um argumento que gosto de utilizar. Este foi um resposta ao comentário de um teísta, ao qual tive que demonstrar a ideia de hierarquia da moralidade. Espero que gostem:

         Com todo o respeito aos comentários, somente um comentário merece um resposta. 
         Em primeiro a moralidade não pertence ao ser humano e também não está vinculada a conscientização do que seria certo ou errado. A Lei do mais forte possuí seus regras, essas regras torna-se correto, mesmo que não exista consciência sobre o que seria moralidade. Outros exemplos são fatores Biológicos, sobrevivência, prosperidade entre outros, como aspectos sociais e ambientais. 


         A moralidade muda conforma a necessidade aparece. Sobrevivência, fome, Prosperidade, Guerra, Paz entre diversos outros motivos que influência o que chamamos de moralidade.

         Indo ao assunto que interessa, respondendo ao comentário de Djonatan Küster. Segundo o comentário, o argumento dele é baseado que não é possível dizer que Hitler estava errado em sua ideologia e Filosofia massacrando milhares de pessoas.

         Nós, estamos em um ponto da cadeia alimentar do qual somos um superpredador, nada está acima de nós. Neste caso o requisito Sobrevivência não impera. em consequência o que impera é a prosperidade: fartura de alimentos e segurança.


         Dito isto, a moralidade possuí suas hierarquias.

         1. Individual: cada individuo possuí aquilo que acredita ser verdadeiro. Neste caso, aqui entra o comentário de muitos teístas: sem deus tudo é permitido. Normalmente eles estão cegos e não conseguem ver nada além de suas convicções.

         2. Pequenos grupos famílias: aqui onde o individuo controla suas convicções pessoais para poder viver em grupos e em famílias. Aqui uma nova moralidade é imposta para a sobrevivência do grupo ou família. Do qual pode ser observado desde os tempos das cavernas. e também pode ser observado em animais.

         3. Aglomerados de grupos: Conforme os grupos aumentam a moralidade é provida para o bem deste grupo, agora o que os pequenos grupos acreditam ser moralmente correto está abaixo do bem ao aglomerado de grupos. Exemplo disso as famílias da mafia.

         4. Cidades, estados e países: Neste caso, todos nós estamos abaixo das Leis e Regras, principalmente abaixo da constituição. Percebe-se que a moralidade individual é baseada no bem do grande aglomerado de grupos, conhecidos como países.

         5. Planeta: Seguindo o raciocínio, diversos acordos foram feitos com o passar dos anos dos quais preservam a sobrevivência de nossa espécia, caso contrario, guerras nucleares teriam acabado com nossa espécie, ao menos no passado, hoje é praticamente improvisável de acontecer.

         Em consequência, cada países possuí sua constituição, sendo diferentes de país para país. Mas, como sabemos que Hitler estava errado?

         As guerras mundiais foram marcadas também por ser uma guerra ética. 

1. Aqueles que defendiam o direito a liberdade do ser
     
   2. Aqueles que defendiam o direito a liberdade da maioria

         Neste caso, em relação a hierarquia a sobrevivência da espécie como um todo, é superior a necessidade da sobrevivência da maioria. Neste caso a guerra foi uma afronta a liberdade, por competência, a opção número 1 ganhou, se tivesse perdido, milhares de pessoas teriam sido mortas pelo simples fato de seguirem determinada ideologia.

         Portanto, neste hierarquia podemos adiciona:

         6. Aqueles que defendem o direito a liberdade da maioria

         7.
Aqueles que defendem o direito de todos

         Lembrando que o que é certo ou errado muda conforme a necessidade. Por exemplo, se estivermos em guerra, matar passa a ser justificável mesmo quando sabemos que não é moralmente correto segundo os padrões que adotamos.

         Espero ter respondido.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: A Hierarquia Moral Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli
Copyright © 2014 . All Right Reserved
Designed by Themes24x7
Scroll to Top