Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 16 de novembro de 2014

Inocência Religiosa 2 : A Busca por Conforto e prazer


A muito tempo ouvi uma história, da qual me intrigou. Uma pessoa decidiu fazer a prova, estudou como louca, de dia e também de noite. Mas com um porém, a pessoa não se sentia confortável e confiante em relação ao resultado. Como o resultado ainda não tinha saído, então ela pede oração a deus para que ela tenha passado.

Bem, alguns dias depois ela descobre que passou em primeiro lugar. É claro que está pessoa é inocente e foi comemorar dando glórias e deus e transformou algo comum em um testemunho como se fosse uma libertação ou algo do tipo que os religiosos tendem a fazer.

Uma pessoa jogou essa história na minha cara e disse que era uma prova da existência de deus. Chocado eu fiquei, principalmente por ver a inocência desta pessoa para tentar manter aquilo que ela acreditava.

Neste caso, tentei explicar da melhor maneira possível. Analisando a questão, vamos aos pontos importantes:

Ø     A pessoa não se sentia confortável e confiante com a questão se tinha passado ou não na prova.
Ø     A dúvida de não saber ser era sim ou não, estava torturando a pessoa.
Ø     Essa tortura psicológica, obrigou a pessoa a entrar no Vazio emocional.
Ø     O Vazio Emocional obriga a pessoa a tomar alguma providência, fazer algo que amenize sua dor.
Ø     Para amenizar sua dor ela pede oração e faz diversas orações.
Ø     As orações aliviam um pouco a responsabilidade, já que a ideologia que ela segue está direcionada ao prazer, conforto e confiança, trazendo sentido de vida e etc.

Analisando temos um problema emocional do qual jamais foi uma questão racional. Qualquer psicólogo poderia dizer exatamente o que ela estava passando.

Como a busca da pessoa é por conforto até que ela saiba o resultado da prova, podendo estar sobre o efeito da ansiedade, quem sabe alguma frustação ou medo, o que são características humanas, ou seja todos nós já passamos por isso, como  a pessoa ainda não possuí este conhecimento, e nem mesmo sabe como lidar com isso de forma eficiente, complicando ainda mais que tal pessoa pertence a alguma religião, temos diversos motivos para que a situação continue a piorar, como vimos, a questão até se tornou um milagre e uma prova para os teístas de determinada religião.

Bem, a questão racional ignora completamente o que foi dito acima, analisando tudo com credulidade e com as respostas adequadas. O lado racional não muda, independente do que o lado emocional tentar, neste caso.

Por exemplo, se ela acertou todas as questões, e se ela soubesse disso, ela não teria passado por essa situação, ou seja, não teria pedido oração, não teria acreditado que foi deus que a fez passar em primeiro lugar e muito menos a congregação acharia que foi um milagre.

Agora, como ela não sabia disso, a duvida de não saber, mas a ansiedade e a falta de conhecimento sobre o mesmo, levou a pessoa a criar uma tempestade em um copo d’água sem necessidade.

O resultado final não mudou, independente de quantas orações a pessoa fez. A busca por conforto não mudou o dia da entrega da prova  e muito menos ela teve uma revelação da nota que tirou. Mas a duvida levou eles a acreditarem que aconteceu algo especial ou não existia qualquer motivo para isso.

Como eles ignoram questões como as implicações, eles aceitam absurdos tais como, se deus fez a pessoa tirar  maior nota possível então deus é injusto e interfere no livre arbítrio.

Em outras palavras, além de aceitar a existência de deus através de um problema de falta de conhecimento e do fato da pessoa não lidar com suas emoções de forma eficiente, ainda são obrigados a aceitar absurdos e a criar absurdos como um milagre que jamais existiu.


A inocência religiosa é o que faz a religião ser tão bem sucedida.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Inocência Religiosa 2 : A Busca por Conforto e prazer Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli
Copyright © 2014 . All Right Reserved
Designed by Themes24x7
Scroll to Top