Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O argumento das apelações


Este argumento se completa com o argumento da ignorância e também com o argumento do deus das lacunas.

Em muitos debates é muito comum as pessoas utilizarem apelações para defenderem suas posições. Uma muito comum que os teístas utilizam é a questão da complexidade. Basicamente pelo fato de alguma teoria não explicar adequadamente uma determinada situação ou por causa do conhecimento não ter alcançado o patamar de explicar algo importante, então essas pessoas se sentem com a liberdade de colocar deus como responsável.

Eles utilizam o argumento da ignorância, quando dizem que deus é a resposta. Exemplo:

- Não posso explicar este mistério.

Teísta: Foi deus quem fez.

- mas você está ignorando outras possíveis explicações e não está oferecendo nenhuma explicação sobre a questão. Em outras palavras, sua resposta não ajuda em nada.

Normalmente os teístas não oferecem uma resposta melhor, não oferecem uma teoria melhor, não dizem como funciona, porque acontece, entre diversas outras perguntas importantes utilizadas pelo método científico.

Somente porque não existe uma explicação para determinado assunto, isso não quer dizer que tu tenha o direito de colocar deus como responsável por esse mistério. Este argumento é utilizado a muito tempo, e hoje ele é muito utilizado por aqueles que defendem um Design Inteligente.

Outro erro provido como consequência é o argumento do deus das lacunas, ou seja, colocam deus em mistérios. Ignorando as implicações, e também que conforme o conhecimento avança os mistérios vão sendo descartados um por um, se o teísta utilizar tal argumento, então deve se preparar para em breve esse mistério ser resolvido e deus se tirado de cena.



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O argumento das apelações Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli
Copyright © 2014 . All Right Reserved
Designed by Themes24x7
Scroll to Top