Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O caráter de Cristo – Bertand Russel


Desejo agora dizer algumas palavras sobre um tema que, penso com frequência, não foi tratado suficientemente pelos racionalistas, e que é a questão de saber-se se Cristo foi o melhor e o mais sábio dos homens. É geralmente aceito como coisa assente que deveríamos concordar, não pensa desse modo. Não sei se poderia concordar com ele em tudo, mas posso concordar muito mais do que a maioria dos cristãos professos o faz.

Lembrar-vos-eis do que Ele disse: ‘Não resistais ao mau, mas, se alguém te ferir em tua face direita, apresenta-lhe também a outra’.  Isto não era um preceito novo, nem um principio novo. Foi usado por Lao-Tse e por Buda cerca de quinhentos ou seiscentos anos antes de Cristo, mas não é um principio que, na verdade, os cristãos aceitem. Neste caso, os cristãos tendem a aceitar esse texto como algo que devesse ser empregado no sentido configurado.

Há um outro que julgo excelente. Lembrar-vos-eis, por cero de que Cristo disse: ‘Não julgais, para que não sejais julgados’. Não creio que vós considerásseis tal principio como popular nos tribunais dos países cristãos. Conheci, em outros tempos, muitos juízes que eram cristãos sumamente convictos, e nenhum deles achavam que estava agindo, no que fazia, de maneira contrária aos princípios cristãos, como de fato estavam fazendo.

Cristo também disse: ‘Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes’. É um principio muito bom.

Vosso Presidente vos lembrou que não estamos aqui para falar de política, mas não posso deixar de observar que as últimas eleições gerais foram disputadas baseadas  na questão de quão desejável seria voltar as costas ao que desejava que lhe emprestássemos, de modo que devemos presumir que os liberais e os conservadores deste pais são constituídos de pessoas que não concordam com os ensinamentos de Cristo, pois que, certamente, naquela ocasião, voltaram as costas de maneira bastante enfática.


Há ainda uma máxima de Cristo que, peno, contém nela muita coisa, mas não me parece seja muito popular entre os nossos amigos cristãos. Diz Ele: ‘Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, e dá-o aos pobres’. Eis uma máxima excelente, mas, como digo, não é muito praticada. Todas estas, penso, são boas máximas, embora seja um pouco difícil viver-se de acordo com elas. Quanto a mi, não afirmo que o faça – mas, afinal de contas, isso não é bem o mesmo que o seria tratando-se de um cristão. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O caráter de Cristo – Bertand Russel Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli