Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A Falha do uso do argumento de uma causa primária


Não é de hoje que muitos argumentos são utilizados para tentar de alguma forma evidenciar ou indicar alguma deus. Como sempre, milhares de pessoas acreditam que tais argumentos demonstram a existência de deus, o que em muitos casos é simplesmente um absurdo.

Um desses exemplos é o argumento da causa primária da qual os teístas utilizam para demonstrar ou evidenciar a existência de deus.

Porém quando analisamos tal argumento, o mesmo não demonstra a existência de algum deus, demonstra a possibilidade de algo que gerou a causa primária. Um primeiro motor.

Porém o mesmo argumento não explica o que seria esse primeiro motor.

Segundo os teístas seria deus, mas eles ignoram uma segunda possibilidade, a questão de uma estrutura.

A Estrutura Vs Deus

Tudo aquilo que é dito a deus, como onisciente, onipresente, onipotente, eterno, sem começo bem fim, e assim por diante, também pode ser utilizado para essa estrutura.

De fato segue dois pontos importantes sobre isso:

Ø     A estrutura é o que chamam de deus.
Ø     Deus pertence a essa estrutura.

No primeiro caso se essa estrutura tem as mesmas características que deus e pode ser o primeiro motor, portanto aquilo que chamam de deus seria essa estrutura.

Por outro lado se negarmos essa possibilidade, temos que aceitar que deus criou está estrutura, o que seria um absurdo ou aceitar a parte lógica desta questão, deus pertence a essa estrutura da mesma forma que nosso universo.

Existem diversas razões, se deus é todo poderoso, algo tem que permitir que deus seja todo poderoso. Se essa estrutura não permitir a criação, por exemplo, deus não poderia criar. Se essa estrutura não permitisse a utilização de poderes, deus também não teria o poder da criação.

Sabemos também que deus não é infinito em tamanho e largura, portanto deus não pode ser essa estrutura, já que os deuses que os humanos criaram são personificações e ideias que se tornam verdade pessoais. 

De qualquer forma, a questão de uma estrutura é inquestionável, a questão é se deus é ou não é o responsável pela causa primária de tudo.

Analisando a estrutura, deus não é uma resposta necessária, já que deus pode ser qualquer coisa que tenha dado vida aos humanos, animais e criado os ‘universos’.


A causa primária não é uma evidencia ou prova da existência de deus, apenas demonstra que uma causa primária é necessária. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: A Falha do uso do argumento de uma causa primária Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli